Páginas

A Maldição do Coronel

Colonel Sanders Creepy KFC

A Maldição do Coronel é uma famosa lenda urbana japonesa popular em Kansai sobre uma suposta maldição colocada no time de baseball Hanshin Tigers pelo falecido dono e mascote do KFC, o coronel Harland Sanders.

A maldição teria sido colocada na equipe pois o coronel teria ficado furioso com os torcedores do Hanshin Tigers, que teriam jogado uma de suas estátuas no rio enquanto comemoravam a conquista do título do campeonato japonês de 1985. Como a maioria das maldições relacionadas a esportes a maldição do coronel foi usada para explicar os 18 anos de fracassos do time. Alguns fãs diziam que a equipe nunca ganharia outro campeonato enquanto a estátua não fosse recuperada.


A sede do Hanshin Tigers é em Kansai, a segunda maior área metropolitana do Japão. Eles são considerados os eternos azarados do Nippon Professional Baseball (Liga Japonesa de Baseball), em contrapartida aos Yomiuri Giants de Tóquio, que são considerados os reis do baseball japonês. Os torcedores do Hanshin Tigers sempre lotam os estádios, não importa o quão mal o time jogue na liga.

Em 1985, os Tigers surpreenderam todo o país quando enfrentaram e venceram o Seibu Lions na final da liga. Os especialistas dizem que boa parte dessa vitória é mérito do batedor americano Randy Bass. Os torcedores foram à loucura, e uma comemoração desenfreada se iniciou, com a torcida inteira se reunindo na ponte Ebisubashi, em Dotonbori, Osaka. Na ponte um grupo de torcedores se juntaram e iniciaram um jogo. Todos os torcedores se juntavam para gritar o nome de um jogador, e a cada grito um torcedor pulava no canal. Dizem que na hora de gritar o nome da estrela do jogo, Randy Bass, faltaram pessoas para o ato, então alguns torcedores resolveram pegar a estátua do coronel Sanders (como Bass, o coronel tinha barba e não era japonês) de um KFC das proximidades e a jogaram de cima da ponte como uma efígie.
De acordo com a lenda urbana esse ato impulsivo custou caro para os Tigers, começando com a maldição do coronel, que afirma que os Tigers nunca mais iriam ganhar um campeonato até que a estátua fosse recuperada. Posteriormente, várias tentativas foram feitas para recuperar a estátua, muitas vezes como parte de diversos programas de TV.  A maior parte da estátua foi recuperado em março de 2009.

18 anos de azar

Depois da campanha bem sucedida de 1985 os Tigers entraram em uma maré de azar de 18 anos, com o time terminando sempre e último ou penúltimo. Algumas campanhas deram esperanças aos fãs, como em 1996 e 1999, mas logo se sucedia a sequência de derrotas.
Durante esse tempo, foram feitas tentativas de recuperar a estátua, incluindo o envio de mergulhadores e dragagem do rio, mas todas falharam. Os torcedores se desculparam com o gerente da loja, mas a estátua continuou o rio e consequentemente os Tigers continuaram amaldiçoados. 
Embora o salto para canal Dotonbori e a Maldição do Coronel sejam geralmente associados apenas com uma vitória do Hanshin Tigers, em 2002, quando o Japão venceu a Tunísia na Copa do Mundo, cerca de 500 torcedores pularam para dentro do canal como uma celebração, a despeito das ações truculentas da polícia.

Além disso, uma estátua Colonel Sanders foi tomada a partir da loja de um KFC na cidade vizinha, Kobe, e suas mãos foram cortadas supostamente em alusão a lei Charia.
colonel Harland Sanders KFC

Em 2003 os Tigers tiveram uma boa e inesperada temporada. Seus arquirrivais, o Yomiuri Giants, perderam seu melhor jogador , Hideki Matsui , enquanto o Tigres ganhou um arremessador, Hideki Irabu, que voltava de uma temporada no Texas Rangers. Os Tigers venceram a Liga Central e se classificaram para a grande final japonesa, e muitos jornais especularam que a Maldição do Coronel finalmente seria quebrada. No final das contas os Tigers acabaram perdendo a final da Liga para o  Fukuoka Daiei Hawks, e a maldição continuou intacta.

Os fãs estavam muito entusiasmados com a vitória da Liga Central, e acabaram por repetir o salto de comemoração no canal Dotombori. No entanto, em vez de os saltadores individuais representando os jogadores, mais de 5.300 torcedores mergulhado no canal. Muitas lojas da rede KFC em Kobe e Osaka mudaram suas estátuas do Coronel Sanders para dentro das lojas para protegê-los de torcedores mais fanáticos dos Tigers. A estátua do Coronel Sanders no KFC em Dotombori foi aparafusado para evitar uma repetição do incidente.

Morte no canal

Em 2003, durante as comemorações na ponte um jovem de 24 anos,  Masaya Shitababa, foi empurrado da ponte e acabou morrendo afogado. Após esse incidente a prefeitura de Osaka junto do conselho municipal ordenou a construção de uma nova ponte Ebisubashi em 2004, que tornaria mais difícil o salto comemorativo dos torcedores para quebrar a maldição.


"Cuidado! Não pule e não nade no rio. Escritório Regional de Osaka e delegacia
Delegacia Osaka-Minami" está escrito na placa.


A recuperação da estátua

O coronel foi finalmente descoberto no rio Dotonbori em 10 de março de 2009. Mergulhadores que recuperaram a estátua no início pensaram que era apenas um grande barril, e logo após um cadáver humano, mas alguns  fãs dos Tigers que se encontravam no local foram rápidos para identificá-la como a parte superior do corpo do coronel há muito perdido. A mão direita e a parte inferior do corpo foram encontrados no dia seguinte, mas a estátua ainda estava sem seu óculos e a mão esquerda. Diz-se que a única maneira de a maldição pode ser quebrada é devolvendo os óculos perdidos há muito tempo e a mão esquerda. A estátua foi restaurada mais tarde (com óculos e mão novos) e voltou para o  KFC Japan. Como a campanha do KFC que a estátua originalmente pertence já não existia, a estátua foi agora colocado na filial perto do estádio Koshien, em Nishinomiya.

Fontes: Wikipédia

Um comentário: